Skip to main content

VIII Encontro Dias Casio+

Sábado, 3 de fevereiro das 9:00 às 16:15 Online (via Zoom)

Os dias temáticos são uma iniciativa do Grupo de trabalho Casio+ da Associação de Professores de Matemática, com o apoio da Casio Portugal. Pretendemos proporcionar uma utilização da tecnologia Casio tanto a nível básico como avançado na área da Matemática e das Ciências Físico-Químicas.
Formação certificada como ação de curta duração (ACD) de 5 horas, artigo 3.º do Despacho n.º5741/2015, de 29 de maio.

Para obter certificação como formação de curta duração, terá de ter 5h de assiduidade no VIII Encontro Dias CASIO+.

Sumário

À semelhança do ano letivo anterior, vamos realizar os Dias CASIO + ONLINE, usando a plataforma ZOOM.
No sábado dia 3 de fevereiro de 2024, junte-se a nós, assista à conferência e marque presença em duas (uma de manhã, outra de tarde) das 11 sessões práticas que temos para si.

Limite máximo de participantes: 18 por sessão prática. As inscrições são aceites por ordem de chegada.

Número limitado de inscrições. 
Inscrições encerram dia 14 de janeiro ou quando se atingir o número máximo de inscritos por sessão prática.

Programa

Sábado | 03 de Fevereiro 2024

MANHÃ

  • 09h00 – 09h15
    Entrada no Zoom / Boas vindas
  • 09h15 – 10h15
    Conferência “Matemática em Leiria”
    Manuel Marques, professor de Matemática na Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (Leiria), coordenador do grupo de trabalho “Casio+”
  • 10h15 – 10h30
    Pausa
  • 10h30 – 12h30
    Sessões práticas

TARDE

  • 14h15 – 16h15
    Sessões práticas

Há um número limitado de inscrições. As inscrições encerram dia 14 de janeiro de 2024.

  • Sessão Prática 1
    “Iniciação à calculadora gráfica

    Formadora: Ana Paula Jardim, Esc. Sec. de Francisco Franco (Funchal).

  • Sessão Prática 2
    Iniciação à calculadora gráfica

    Formadora: Paula Teixeira, Agrupamento de Escolas João de Barros (Seixal).

  • Sessão Prática 3
    A calculadora gráfica nas A.E. de MACS

    Formadora: Dolcínia Almeida, Agrupamento de Escolas Águeda Sul.

  • Sessão Prática 4
    A calculadora gráfica nos modelos eleitorais e na estatística

    Formadora: Manuela Labrusco, Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz.

  • Sessão Prática 5
    O uso da calculadora em Estatística (dados bivariados)

    Formadora: Cláudia Diegues Araújo, Agrupamento Escolas Carlos Amarante (Braga)

  • Sessão Prática 6
    O uso da calculadora em Estatística (dados univariados)

    Formador: Joaquim Rosa, Escola Secundária Luís de Freitas Branco (Paço d’Arcos)

  • Sessão Prática 7
    Utilização da calculadora gráfica no Ensino Profissional

    Formadora: Alexandra Rodrigues, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa

  • Sessão Prática 8
    Iniciação à programação em linguagem Python

    Formador: António Cardoso, Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz

  • Sessão Prática 9
    Resolução de problemas em Python

    Nota: Os formandos devem ter conhecimentos básicos de programação em linguagem Python.

    Formador: Manuel Marques, Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (Leiria)

  • Sessão Prática 10
    Modelação matemática recorrendo à calculadora gráfica (grupo 500)

    Formadora: Isabel Leite, Escola Secundária de Vila Verde

  • Sessão Prática 11
    Modelação recorrendo à calculadora gráfica (grupo 510)

    Formadora: Ana Margarida Dias, Casio School Coordinator


Nota: para as sessões práticas (SP) é necessário que todos os formandos tenham ou o software da calculadora Manager fx-CG20 / fx-CG50 ou a fx-CG50, com o Picture Plot (necessário para a SP10 e SP11). Depois de fazer a inscrição, serão dadas mais informações.

Resumos

Conferência: “Matemática em Leiria”

Manuel Marques. (Professor de matemática na Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (Leiria), Coordenador do Grupo de trabalho “CASIO+”).

As Aprendizagens Essenciais de Matemática no Ensino Secundário preconizam a realização de projetos, interessantes e desafiantes, que envolvam matemática relevante e que criem oportunidades para aplicar e ampliar conhecimentos. Assim, o trabalho de projeto assume uma dimensão relevante no currículo, permitindo ainda desenvolver a criatividade, a comunicação, o trabalho colaborativo, a capacidade de tomar decisões e a utilização de recursos variados, nomeadamente da tecnologia.
Nesta conferência, será apresentado um trabalho de projeto desenvolvido com duas turmas do 12º ano da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, desde a sua génese até à inauguração da exposição “Matemática em Leiria”. Tendo sido desenvolvido entre os meses de janeiro e junho de 2023, incidiu nas áreas da modelação e da comunicação, em que os estudantes foram desafiados a encontrar modelos matemáticos que estudaram durante o Curso de Ciências e Tecnologias (polinomiais, trigonométricos, exponenciais e logarítmicos), em monumentos de Leiria ou em movimentos, recorrendo à tecnologia Casio.

Sessão prática 1 e 2: Iniciação à calculadora gráfica  

Uma boa utilização da tecnologia permite aos professores e aos alunos desenvolverem competências de cidadania digital. A utilização sistemática da tecnologia transforma a experiência da aprendizagem, os alunos têm oportunidade de experimentar, visualizar, representar, simular, bem como, fazer cálculos numéricos e simbólicos. A calculadora gráfica é um recurso tecnológico que está presente nos currículos da Matemática e da Físico-Química como alavanca para a compreensão e resolução de problemas. Através da resolução de tarefas simples, nesta sessão prática apresentam-se algumas das funcionalidades dos menus da calculadora gráfica, vocacionado para os professores que estão a começar a trabalhar com este recurso tecnológico.

Formadora SP1: Ana Paula Jardim, Escola Secundária de Francisco Franco (Funchal) 

Formadora SP2: Paula Teixeira, Agrupamento de Escolas João de Barros (Seixal)


Sessão prática 3: A calculadora gráfica nas A.E. de MACS 

Na sessão prática pretende-se explorar aprendizagens essenciais da Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS) usando a calculadora gráfica. As aprendizagens essenciais visadas nas tarefas previstas para esta sessão prática contemplam tópicos e subtópicos matemáticos e ideias inovadoras do currículo como a Matemática para a Cidadania e o Pensamento Computacional.
A calculadora gráfica surge como alavanca para a compreensão e resolução de problemas e as tarefas apropriadas para incentivar a exploração de ideias e conceitos com recurso à mesma.

Formadora: Dolcínia Almeida, Agrupamento de Escolas Águeda Sul


Sessão prática 4: A calculadora gráfica nos modelos eleitorais e na estatística

Podemos ler no documento das APRENDIZAGENS ESSENCIAIS |10.o ANO | SECUNDÁRIO |“Incentivar a exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas. … A integração da tecnologia é considerada como
indispensável nesse processo, pelas possibilidades que oferece de experimentação, visualização, representação, simulação, interatividade, bem como, evidentemente, de cálculo numérico e simbólico. O recurso à folha de cálculo e a aplicativos digitais, explorados em computadores, smartphones ou calculadora gráfica, deve ser feito de forma sistemática.”
Nesta sessão iremos explorar algumas questões do subtópico Modelos matemáticos na partilha e do tópico ESTATÍSTICA, utilizando a calculadora gráfica fxCG50.

Formadora: Manuela Labrusco Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz


Sessão prática 5: O uso da calculadora em Estatística (dados bivariados)

As novas aprendizagens essenciais de Matemática valorizam a literacia estatística. Neste âmbito, salientam a utilização da tecnologia, nomeadamente, calculadora gráfica, para a obtenção de medidas estatísticas e a sua interpretação.

Nesta sessão prática será feita uma “viagem” pelas diversas funcionalidades da calculadora no que diz respeito ao estudo de dados bivariados.

Formadora: Cláudia Diegues Araújo, Agrupamento Escolas Carlos Amarante (Braga)


Sessão prática 6: O uso da calculadora em Estatística (dados univariados)

Nas Aprendizagens Essenciais de Matemática é salientado que se deve: “Promover a utilização da tecnologia para construir tabelas e gráficos”, “Incentivar a utilização da tecnologia para o cálculo das diversas medidas” e “Propor a elaboração de programas simples em Python que permitam calcular as medidas estatísticas”. Nesta sessão prática será feita uma “viagem” pelas várias funcionalidades da calculadora no que diz respeito ao estudo de dados univariados. 

Formador: Joaquim Rosa, Agrupamento de Escolas Dr. Luís de Freitas Branco, Linda-a-Velha


Sessão prática 7:  Utilização da calculadora gráfica no Ensino Profissional

Na disciplina de Matemática dos Cursos Profissionais do Ensino Secundário podem lecionar-se 24 módulos. Em grande parte destes módulos a Calculadora Gráfica assume-se como um recurso fundamental para o ensino e aprendizagem da disciplina. Nesta sessão iremos explorar as potencialidades da Calculadora Casio fx-CG50 para resolver tarefas dos módulos P1 – Modelos Matemáticos para a Cidadania; OP4 – Programação Linear e OP17 – Biomatemática.

Formadora: Alexandra Rodrigues, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa


Sessão prática 8: Iniciação à programação em linguagem Python

No documento curricular das novas Aprendizagem Essenciais de Matemática A são destacados “os aspetos comuns entre o Pensamento Matemático e o Pensamento Computacional, bem como a relevância atual do Pensamento Computacional na ciência e na sociedade, e é possível ler que as  atividades de programação devem ser integradas com uma complexidade progressiva, sendo relevantes para o desenvolvimento de processos algorítmicos, de um pensamento estruturado e do raciocínio lógico, proporcionando um vasto campo de aplicação da Matemática e envolvendo genuinamente a formulação e a resolução de problemas, além de promover o desenvolvimento do pensamento computacional.”

Nesta sessão prática de iniciação ao Python, com recurso à calculadora CASIO fx-CG50, serão apresentados e explicados alguns conceitos básicos desta linguagem de programação, para posterior inclusão na construção e adaptação de programas simples, com a intenção de construir tarefas que visem o desenvolvimento do pensamento computacional e das suas práticas associadas.

Formador: António Cardoso, Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz


Sessão prática 9: Resolução de problemas em Python 

Nota: Os formandos devem ter conhecimentos básicos de programação em linguagem Python.

A resolução de problemas é uma das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e é também uma das ideias-chave preconizadas nas Aprendizagens Essenciais de Matemática. Para além de ser hoje o cerne dos currículos, é uma das capacidades mais valorizadas no mundo do trabalho, das empresas e da investigação. A introdução do pensamento computacional nos currículos surge como um novo recurso à disposição dos discentes para resolver problemas, numa aproximação ao que se observa no desenvolvimento atual da ciência na sociedade. Nesta sessão prática, serão resolvidos alguns problemas matemáticos, recorrendo ao menu Python da calculadora gráfica CASIO fx-CG50.

Formador: Manuel Marques, Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, Leiria


Sessão prática 10: Modelação matemática recorrendo à calculadora gráfica (grupo 500)

As Novas Aprendizagens Essenciais do Secundário estão aí. É imperativo que olhemos para elas com sentido crítico e prático. Como abordar/explorar as AE com a ajuda da Modelação matemática de forma a não gastar muito tempo? Como abordar conteúdos matemáticos com a ajuda da Modelação matemática? A calculadora gráfica ainda é um eficaz instrumento para utilizar na sala de aula? Com a resolução de tarefas tentaremos chegar à resposta destas e outras questões que nos preocupam como professores de Matemática do secundário.  

Formadora: Isabel Leite, Escola Secundária de Vila Verde


Sessão prática 11: Modelação recorrendo à calculadora gráfica (grupo 510)

Esta sessão prática visa proporcionar uma aplicação da calculadora gráfica usando modelação na física, explorando tarefas com situações do mundo real. 
A calculadora gráfica CASIO fx-CG 50 já contempla Menus que permitem a exploração da modelação matemática. Já consegue tirar partido das potencialidades da calculadora gráfica? Nesta sessão vamos, através da resolução de tarefas que podem ser utilizadas em sala de aula, potenciar essa utilização, mostrar essencialmente como trabalhar com o Menu Plot Imagem, menu Dinâmico e folha de cálculo da calculadora fx-CG50.

Formadora: Margarida Dias, School Coordinator (CASIO Portugal)