Skip to main content

2022/2023

VII Encontro Dias Casio+

Os dias temáticos são uma iniciativa do Grupo de trabalho Casio+ da Associação de Professores de Matemática, com o apoio da Casio Portugal.
Este ano refletiremos sobre as novas Aprendizagens Essenciais do Ensino Secundário.
Pretendemos proporcionar uma utilização da tecnologia Casio tanto a nível básico como avançado na área da Matemática e das Ciências Físico-Químicas.
Formação certificada como ação de curta duração (ACD) de 6 horas, artigo 3.º do Despacho n.º5741/2015, de 29 de maio

Para obter certificação como formação de curta duração, terá de ter 6h de assiduidade no VII Encontro Dias CASIO+.

Conferência ” Oportunidades para melhorar o Ensino da Matemática no Ensino Secundário”

Sumário

As novas Aprendizagens Essenciais do Ensino Secundário são um desafio quanto ao seu conteúdo, desenvolvimento e modo de integração da tecnologia nesta nova realidade. Neste sentido, considera-se importante ouvir um dos autores das novas Aprendizagens Essenciais do Ensino Secundário. A calculadora gráfica é obrigatória, no Ensino Secundário, para alunos em Matemática e Física e Química, pelo que se considera importante partilhar práticas e formas de renovar a utilização da calculadora gráfica, não como um mero instrumento para conferir resultados, mas como um recurso que potencia a aprendizagem dos alunos. Assim, nesta formação de curta duração, as sessões práticas pretendem ser um momento onde o professor, a partir de tarefas propostas, discute e efetua aprendizagens utilizando a calculadora gráfica, que poderão ser uma mais-valia para a sua prática de sala de aula.

À semelhança do ano letivo anterior, vamos realizar os Dias CASIO+ ONLINE, usando a plataforma ZOOM.

No sábado dia 4 de fevereiro de 2023, junte-se a nós, assista à conferência e marque presença em duas (uma de manhã, outra de tarde) das 7 sessões práticas que temos para si.

Programa

Sábado | 04 de Fevereiro 2022

MANHÃ

  • 09h00 – 09h10
    Entrada no Zoom / Boas vindas
  • 09h10 – 10h00
    Conferência “Oportunidades para melhorar o Ensino da Matemática no Ensino Secundário” Jaime Carvalho e Silva, professor no Departamento de Matemática na Universidade de Coimbra.
  • 10h00 – 10h15
    Pausa
  • 10h15 – 12h45
    Sessões práticas

TARDE

  • 14h15 – 16h45
    Sessões práticas
Há um número limitado de inscrições. As inscrições encerram dia 15 de janeiro de 2023.
  • Sessão Prática 1
    “Iniciação à calculadora gráfica para a Matemática.” | grupo 500.

    Formadoras: Ana Paula Jardim, Esc. Sec. Francisco Franco (Funchal) e Paula Teixeira, Agrupamento de Escolas. João de Barros (Seixal)

  • Sessão Prática 2
    MACS com a Calculadora Gráfica| grupo 500.

    Formadora: Dolcínia Almeida, Agrupamento de Escolas Águeda Sul

  • Sessão Prática 3
    “Iniciação à programação Python na calculadora gráfica” | grupo 500.

    Formadores: Manuela Labrusco e António Cardoso, Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz

  • Sessão Prática 4
    ”Resolução de problemas com Python” | grupo 500.

    Nota: Os formandos devem ter conhecimentos básicos de programação em linguagem Python.
    Formadores: Manuel Marques, Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, Leiria e Inês Campos, Escola Secundária da Ramada, Lisboa.

  • Sessão Prática 5
    “Análise e tratamento de dados experimentais (AL) com a calculadora gráfica”. | grupo 510.

    Formadora: Ana Margarida Dias, Casio School Coordinator

  • Sessão Prática 6
    “Iniciação à calculadora gráfica para a Física e Química”. | grupo 510.

    Formadora: Cláudia Diégues Araújo, Agrupamento Escolas Carlos Amarante (Braga)

  • Sessão Prática 7
    ”Modelação de funções com a calculadora” | grupo 500 e 510

    Formadora: Isabel Leite, Escola Secundária de Vila Verde


Nota: para as sessões práticas é necessário que todos os formandos tenham ou o software da calculadora Manager fx-CG20 / fx-CG50 ou a fx-CG50, com o Picture Plot (necessário para a S7). Depois de fazer a inscrição, serão dadas mais informações.

Resumos

Conferência: “Oportunidades para melhorar o Ensino da Matemática no Ensino Secundário”.

Jaime Carvalho e Silva. (Professor universitário no DM da UC; Coordenador do SoftCiências; Coordenador do GTM (Secundário e Profissional)).

As novas aprendizagens essenciais para as disciplinas de Matemática do Ensino Secundário (A,B, MACS e Profissional) são os documentos de orientação curriculares mais recentes.
Que pistas podemos encontrar para melhorar o ensino da Matemática e levar os alunos não só a aprender Matemática como a gostar da disciplina e a perceber como esta será importante na sua futura atividade profissional e enquanto cidadãos.
Nesta conferência serão abordados três aspetos: uma extensão do programa que o torna exequível, um espaço claro e credível para o trabalho de projeto e um uso inteligente da tecnologia.

Sessão prática 1: “Iniciação à calculadora gráfica para a Matemática.” | grupo 500.

Segundo o matemático Miguel Gusmán “os alunos devem ser preparados para um diálogo inteligente com as ferramentas que já existem”. É com esse objetivo que apresentamos esta sessão de iniciação à Calculadora Gráfica fx-CG50. 
Pretendemos fazer uma primeira abordagem à calculadora gráfica Casio fx-CG50 e dar a conhecer alguns dos seus menus  e potencialidades, através de pequenas tarefas que podem ser utilizadas em sala de aula.

Formadoras: Ana Paula Jardim, Escola Secundária Francisco Franco (Funchal) e Paula Teixeira, Agrupamento de Escolas João de Barros (Seixal).


Sessão prática 2: “MACS com a Calculadora Gráfica” | grupo 500

Na sessão prática “MACS com a calculadora Gráfica” pretende-se tirar partido da utilização da calculadora gráfica em conteúdos das aprendizagens essenciais da Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS) para a modelação, simulação e resolução de problemas em diversos contextos. Os aspetos da tecnologia que facilitam a explicação e compreensão das aprendizagens essenciais serão abordados e discutidos nesta sessão bem como a importância da tecnologia na resolução de questões de exames nacionais.

Formadora: Dolcínia Almeida, Agrupamento de Escolas Águeda Sul


Sessão prática 3: “Iniciação à programação Python na calculadora gráfica”. ” | grupo 500.

Considerando a relevância atual do Pensamento Computacional e a promoção do desenvolvimento da sua prática com as Aprendizagens Essenciais de Matemática, procuraremos que esta sessão prática seja uma iniciação ao Python, com recurso à calculadora CASIO fx-CG50.
Serão apresentados e explicados alguns conceitos básicos desta linguagem de programação, para posterior inclusão na construção e adaptação de programas simples (de iniciação) em Python.

Formador: Manuela Labrusco e António Cardoso, Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz


Sessão prática 4: ”Resolução de problemas com Pyton”. ” | grupo 500.

Nota: Os formandos devem ter conhecimentos básicos de programação em linguagem Python.

A resolução de problemas é uma das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e é também uma das ideias-chave preconizadas nas Aprendizagens Essenciais de Matemática. Para além de ser hoje o cerne dos currículos, é uma das capacidades mais valorizadas no mundo do trabalho, das empresas e da investigação. Por isso, é necessário que os alunos sejam capazes de interpretar informação, delinear estratégias, mobilizar conceitos e procedimentos matemáticos, tomar decisões, criticar e avaliar, usando recursos diversificados.
A introdução do pensamento computacional nos currículos surge como um novo recurso à disposição dos discentes para resolver problemas, numa aproximação ao que se observa no desenvolvimento atual da ciência na sociedade. Nesta sessão prática, serão resolvidos alguns problemas matemáticos, recorrendo ao menu Python da calculadora gráfica CASIO fx-CG50, com o objetivo de promover um ensino que dê sentido à Matemática. 

Formadores: Manuel Marques, Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, Leiria e Inês Campos, Escola Secundária da Ramada, Lisboa.


Sessão prática 5: “Análise e tratamento de dados experimentais (AL) com a calculadora gráfica”. | grupo 510.

Um ensino das ciências experimentais que se pretenda renovado, passa pela valorização da experimentação. Assim, é necessário ajudar os professores a utilizarem metodologias ativas, aplicações (DataLogger) e materiais (calculadoras gráficas e sensores) que lhes permitam enfrentar os desafios do ensino experimental. A recolha de dados experimentais deve ser feito em contexto de sala de aula, mas depois é necessário haver o tratamento dos dados para que eles possam ser inseridos dentro de contexto e estejam de acordo com as aprendizagens essenciais. Esta sessão prática, além de apresentar e explicar como recolher dados com a aplicação DataLogge, fazendo uma breve apresentação da mesma, tem como principal objectivo tratar dados recolhidos em ambiente laboratorial.

Formadora: Ana Margarida Dias, Casio School Coordinator.


Sessão prática 6: “Iniciação à calculadora gráfica para a Física e Química”. | grupo 510.

O recurso a calculadoras gráficas facilita a interpretação de relações quantitativas entre grandezas físico-químicas e a construção de modelos de base matemática. Certas atividades requerem, por exemplo, o traçado de gráficos e de retas de ajuste aos dados experimentais, pelo que se reconhece aqui a importância da sua utilização.
Nesta sessão pretende-se fazer uma primeira abordagem à calculadora gráfica (Casio fx -CG50/20), com vista à sua utilização na disciplina de Física – Química A.

Formadora: Claúdia Diégues Araújo, Agrupamento Escolas Carlos Amarante (Braga)


Sessão prática 7: ” Modelação de funções com a calculadora” | grupo 500 e 510

Nos documentos orientadores, perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e aprendizagens essenciais, são muitas as referências à abordagem dos conteúdos em contexto de modelação, trazendo a realidade para o centro das aprendizagens. Esta metodologia também está patente na inclusão e na flexibilidade, sendo uma temática que desenvolve o espírito crítico e a criatividade.
A calculadora gráfica CASIO fx-CG 50 já contempla Menus que permitem a exploração da Modelação Matemática. Já consegue tirar partido das potencialidades da calculadora gráfica? Nesta sessão vamos, através da resolução de tarefas que podem ser utilizadas em sala de aula, potenciar essa utilização, mostrar essencialmente como trabalhar com o Menu Plot Imagem da calculadora fx-CG50.

Formadora: Isabel Leite, Escola Secundária de Vila Verde