Skip to main content

2019/2020

Dinamizar o ensino com a calculadora

Os dias temáticos são uma iniciativa do Grupo de trabalho Casio+ da Associação de Professores de Matemática, com o apoio da Casio Portugal.
Este ano refletiremos sobre o tema “Dinamizar o ensino com a calculadora”.
Pretendemos proporcionar uma utilização da tecnologia Casio tanto a nível básico como avançado na área da Matemática e das Ciências Físico-Químicas.


Tire uma manhã para refletir sobre as vantagens da utilização da tecnologia na sala de aula, juntando-se a nós.

DATA (SÁBADOS) LOCAL ESCOLA
9 de novembro 2019 Évora Escola Secundária Gabriel Pereira
30 de novembro 2019 Porto Escola Secundária Filipa de Vilhena
11 de janeiro de 2020 Lisboa Escola Básica Professor Lindley Cintra

Programa

MANHÃ

  • 08h15
    Receção
  • 08h30
    Sessão de abertura
  • 08h45
    Conferência Plenária: Algoritmos e programação na sala de aula: o currículo, o computador e a calculadora
  • 10h00
    Pausa para café / Exposição de boas práticas
  • 10h30
    Sessões práticas paralelas (SP1, SP2, SP3, SP4)
  • 13h45
    Encerramento

Nota: para as sessões práticas serão fornecidas calculadoras e sensores

Resumos

Conferência plenária: Algoritmos e programação na sala de aula: o currículo, o computador e a calculadora”

Professor Doutor Jaime Carvalho e Silva. Universidade de Coimbra.

Cada vez mais se reconhece a importância do estudo da programação no Ensino Básico e Secundário, começando mesmo no primeiro ciclo. A nível internacional há uma iniciativa de enorme impacto chamada “Code Week”, que passou também a ter uma celebração especificamente europeia chamada “EU Code Week” (no ano de 2019 decorrerá de 5 a 20 de outubro).
Nalguns países, como em França, o estudo dos algoritmos e da programação está totalmente integrado dentro da disciplina de Matemática e a recente reforma dos programas chamada “Reforma do BAC 20121” tem um capítulo intitulado “Algoritmos e programação” passando a ser estudada a linguagem PYTHON, para além de determinar que se deve “pesquisar e experimentar com a ajuda de software”.
Nesta conferência iremos explorar alguns aspetos dos algoritmos e da programação, usando calculadoras e computadores, que teria interesse explorar em Portugal com os atuais e futuros programas de Matemática.

Sessão prática 1: Dinamizar a Matemática A com a calculadora gráfica

Com o Decreto Lei n°55/2018, a articulação curricular e a interdisciplinaridade ganharam um formato mais concreto e regulamentado. No entanto, a abordagem dos conteúdos matemáticos em paralelo com outras disciplinas continua a ser um desafio. Certamente que, cada professor, no início do ano ao contactar com as suas turmas tem em conta o seu enquadramento e as suas especificidades, mas terá de ter presente todos os documentos orientadores quando prepara as suas aulas. Com estes pressupostos preparamos para esta sessão prática tarefas para Matemática A, utilizando as calculadoras gráficas e sensores.
Pretende-se, ainda, proporcionar momentos de reflexão e partilha das práticas letivas.


Sessão prática 2: Dinamizar a MACS com a calculadora gráfica

A utilização da máquina de calcular gráfica na disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais e as vantagens da sua utilização, duas perspetivas:

  • Como ferramenta potente de investigação/aprendizagem: criar modelos e explorar as suas características: Exemplo(s) prático(s).
  • Melhoria na obtenção de resultados/ avaliação: análise das vantagens de um bom domínio da máquina na resolução do exame nacional. Exploração de exemplos dos exames nacionais 2019.


Sessão prática 3: Dinamizar a Matemática com a calculadora científica

O contexto educativo atual coloca à disciplina de Matemática novos desafios que suscitam diversas questões, tais como: “Como contribuir para o desenvolvimento das competências previstas no Perfil dos Alunos?”; “Que experiências se podem propor aos alunos para que aprendam matemática, tirando partido das suas qualidades noutras áreas?”; “Como motivar os alunos, sem perder de vista a exigência e o rigor?”; “Como integrar a tecnologia?”; “Como gerir o trabalho individual e o trabalho colaborativo?”; “Como avaliar?”.

Uma resposta possível a estas questões é o projeto matemático. Nesta sessão prática, serão apresentados exemplos de projetos, centrados na matemática, articulando as suas diferentes áreas e criando pontes com outras disciplinas. Em diferentes momentos destes projetos, a calculadora científica surge como um recurso tecnológico necessário à investigação. Neste contexto, a recente geração de calculadoras científicas Casio Classwiz é uma mais-valia para os alunos. Serão exploradas as suas novas funcionalidades, nomeadamente a criação de gráficos on-line, usando a aplicação CASIO EDU +.


Sessão prática 4: Dinamizar as ciências (F.Q. e Matemática), com a calculadora gráfica e sensores.

Novos desafios e novas dinâmicas são pedidos na sala de aula. O uso dos sensores é uma realidade nas aulas de física e química. Muitos conteúdos são explorados, explicados e apreendidos com recursos a estes equipamentos. Esta sessão prática propõe, trabalhar com sensores e calculadoras, explorar conteúdos da física no secundário e lançar desafios para que em conjunto com a matemática se possa explorar conteúdos. O mesmo som puro de um diapasão pode ter explorações tanto na matemática como na física. A queda e ressalto de uma bola, que explorações podem ter? E o arrefecimento de um liquido? Estas são algumas explorações que propomos nesta sessão prática.