Sessão prática 1: Iniciação à calculadora gráfica
Esta sessão foi pensada de acordo com os programas em vigor, as respetivas metas e pretende facilitar a articulação e flexibilização curricular com recurso à tecnologia.
Irá ser feita uma apresentação geral dos vários menus, com especial incidência nos de cálculo, estatística, gráfico e equação, utilizando os modelos Casio CG50 e/ou CG20.
Serão propostas tarefas, reconhecendo as funcionalidades e potencialidades da calculadora na resolução e discussão das mesmas.
Serão ainda dadas informações sobre a atualização do software e utilização do modo exame.
Sessão prática 2: Gráficos 3D
A calculadora gráfica fx CG50 permite a representação de gráficos em 3D.
Nesta sessão, resolvendo tarefas de aplicação na sala de aula, pretendemos reconhecer matematicamente combinações de gráficos 3D e relacionamentos interativos entre 2 ou 3 gráficos; investigar a relação entre expressões e gráficos 3D; visualizar as interações mais importantes entre linhas, planos e esferas; facilitar a resolução de problemas com retas, linhas, planos, esferas e cilindros.
Sessão prática 3: Calculadora científica no 3º ciclo
A CASIO CLASSWIZ pertence a uma nova geração de calculadoras científicas que promove uma melhor compreensão de conceitos matemáticos. Entre as novas funcionalidades com interesse pedagógico, destaca-se a possibilidade de criar
gráficos on-line (gráfico circular, gráfico de barras, diagrama de extremos e quartis, representação gráfica de uma função, etc.) que podem ser visualizados num tablet ou num smartphone, através de um código QR.
Se os formandos trouxerem o seu tablet ou smartphone com a aplicação já instalada, a relação entre as duas tecnologias poderá ser mais explorada.
A aplicação pode ser obtida gratuitamente na Play Store ou APP Store.
Sessão prática 4: Atividades Laboratoriais do atual programa de física
Usar a calculadora gráfica na recolha e tratamento de dados é hoje em dia uma realidade.
Nesta sessão pretendemos fazer a ligação da calculadora a equipamento de recolha de dados e usando os sensores realizar atividades de laboratório com o respetivo tratamento de dados.
Nesta sessão será fornecido os protocolos para as atividades laboratorias do 10º e 11º ano.